Galeria

06 de setembro – DIA DO SEXO – “Nesse século XXI, o dia 6/9 passou a ser a data em que celebramos o dia do sexo. Por essa razão, é importante saber que algumas pessoas podem apresentar dificuldade em manter relações sexuais, decorrentes de distúrbios/disfunções que envolvam desde a musculatura do assoalho pélvico, até a escassez de informações sobre o sexo.”

O sexo acompanha a evolução do homem e da sociedade desde a pré-história, sendo compreendido, apenas, como forma de reprodução da espécie em datas longínquas. Se explanássemos na história, veríamos sua evolução e alteração entre os séculos e as sociedades em todo o mundo. Para termos uma ideia, na Grécia, Século 5 a.C. o ato sexual era experimentado sob uma ótica mais livre, onde o homossexualismo era desambiguado e símbolos/gravuras que remetiam à copulação eram encontrados nos lares; variando nos séculos seguintes entre rituais religiosos, práticas malditas e pecaminosas.

Resultante de toda essa evolução histórica, o tabu sobre o sexo, vem sendo, atualmente, desconstruído em várias sociedades, ganhando espaço nas falas e nas vidas das pessoas. A educação em saúde sexual é, sem dúvidas, uma facilitadora nesse processo, a partir do entendimento do que é o ato sexual – aproximação/exercício íntimo que envolva os órgãos sexuais de uma pessoa, seja individual ou acompanhada – e como não podemos dissocia-lo do ser humano.

Nesse século XXI, o dia 6/9 passou a ser a data em que celebramos o dia do sexo. Por essa razão, é importante saber que algumas pessoas podem apresentar dificuldade em manter relações sexuais, decorrentes de distúrbios/disfunções que envolvam desde a musculatura do assoalho pélvico, até a escassez de informações sobre o sexo.

Se você é um fisioterapeuta pélvico, dissemine sobre a educação em saúde sexual. O primeiro passo para a evolução de um paciente, se dá por meio do conhecimento ofertado. Apresente suas credenciais associativas à população em que reside, coloque-se, se essa for sua linha de abordagem, à disposição da sociedade.

Se você ainda não é um associado, filie-se!

ABFP

Fontes: NARLOCH, Leandro. Sexo: rapidinhas. Aventuras na História. 01 de ago. de 2006. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/sexo-rapidinhas-434748.phtml>. Acesso em: 06 set 2019.

Imagens: iStock; Focus Foto.